terça-feira, 10 de agosto de 2010

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet

Estamos finalizando a Unidade 2 do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, constitui na elaboração de um planejamento de uma aula e aplicação em sala de aula, de uma atividade com Hipertexto ou Internet.
No primeiro momento quando li as orientações sobre a atividade, achei muito complicado a realização dessa atividade em sala de aula, pois as escolas onde trabalho ainda não tem laboratório de informática e os alunos não possuem a disponibilidade de acesso à rede mundial de computadores.
Desse modo, procurei elaborar um plano de aula interdisciplinar de maneira lúdica, para facilitar a aplicação e desenvolvimento das atividades pelos alunos.
No momento da preparação da aula, foi utilizado um computador conectado a Internet.
Foram feitos conexões de conteúdos das Disciplinas de Língua Portuguesa, História, Matemática e Educação Física.
O atual planejamento ainda não foi aplicado aos alunos da turma acima citada por causa da mudança de professor


PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Educação Física e Matemática
Turma: 3° ano “C”
Duração: 3 aulas

Objetivo: Estabelecer as principais diferenças entre as brincadeiras de ontem e de hoje.
Eixo norteador: Sociedade/prática de escuta de textos orais/ atividades rítmicas e expressivas, jogos

Competências:
· Ser capas de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler;
· Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, a necessidade de preservação do patrimônio, as diferenças no modo de vida dos diferentes povos;
· Compreender as diferentes manifestações culturais como importante meio de integração no cotidiano valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade decorrentes das diversas expressões da cultura corporal.

Habilidades:
· Consultar dentre o material disponibilizado, a informação desejada;
· Criar formas pessoais para comunicar suas informações coletadas;
· Valorizar e respeitar as diferenças comparando seus hábitos e costumes com os de outros;
· Reconhecer e valorizar as experiências trazidas pelos colegas do seu meio sócio-cultural.

Conteúdos:
Produção de texto, resenha, tabela.

1ª etapa:
· Apresentar e brincar com os alunos a brincadeira da Berlinda;
· Baixar da internet vídeos com brincadeiras e passar para os alunos no Data Show;

2ª etapa
· Dividir a turma em grupo onde cada grupo irá pesquisar sobre uma brincadeira (queimada, amarelinha, cabra-cega, pega-pega, esconde-esconde);

3ª etapa
· Selecionar pessoas de idades diferentes para entrevistas;
· Procurar informações em livros e sites da internet.

4ª etapa
· As perguntas da entrevistas e o assunto pesquisado devem conter informações sobre:
- tipos e nomes das brincadeiras;
- local e duração das brincadeiras;
- brincadeira para grupos grandes ou pequenos;
- aspectos positivos e negativos das brincadeiras.

5ª etapa
· Analisar e fazer levantamentos das informações da pesquisa;
· Separar as respostas da entrevista, agrupando as por idade e por sexo;
· Crianças: meninos e meninas;
· Adultos: homens e mulheres

6ª etapa
· Fazer pesquisa das brincadeiras em sites da internet ( como brincar, suas regras em que região são mais realizadas, etc.)



7ª etapa
· Fazer leitura das informações pesquisadas nos sites, o levantamento e a análise que o grupo fez com as respostas das entrevistas;
· Depois da leitura, cada grupo escreve as conclusões a que chegou, observando as diferenças das brincadeiras de ontem e as de hoje.

8ª etapa
· Redigir o texto final, observando que ele deve ter começo, meio e fim. A linguagem deve ser clara e objetiva.

9ª etapa
· Escolher as brincadeira que os alunos mais gostaram e desenvolver com todos os alunos.

10ª etapa
· Registrar com fotos a máquina digital e passar no Data show as fotos para a turma e/ou a toda escola o resultado das atividades realizadas.
· Postar as fotos no blog juntamente com os alunos.

Recursos tecnológicos utilizados:
· Internet
· Data show
· Máquina digital
· DVD
· TV

Avaliação
· Será realizada através de conversas com os alunos, professoras e coordenadoras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário