segunda-feira, 24 de maio de 2010

Navegando em hipertexto sobre hipertexto

HIPERTEXTO...

Os recursos tecnológicos atuais, os novos meios digitais, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir.
O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma deferente daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma deferente de ler e de interpretar o que escreve e pensa.
Desse modo, segundo o dicionário LUFT significado de hipertexto é “cadeia não-linear de informações referente a uma palavra que se clica como ponto de partida”.
Ao entrar na página de wikepédia, observei que hipertexto é um texto dentro do outro, com palavra chave de cor diferente, que quando clicada, abre outra guia, referente às informações, imagens ou sons os quais estamos pesquisando.
Para mim foi muito interessante a experiência de navegar por um hipertexto, cliquei em diversos link e a cada momento aparecia um novo texto para complementar as informações do texto ou palavra lida na página anterior.
Segundo Antônio Nóvoa 1996, “A experiência não é nem formadora nem produtora. È a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção de saber e a formação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário