quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo.

O currículo é tudo que constitui o planejamento do processo ensino-aprendizagem, incluído a definição dos objetivos educacionais, os métodos e recursos instrucionais adotados, o modelo de avaliação e dos resultados.
Segundo Macedo, 2000, p.43;
“O currículo é uma construção de atores e atrizes educativos de natureza ideológica, plural e encarnada. Dessa forma é histórico e contextualizado. Constitui um processo identitário das práticas educativas de uma instituição, em meio à diversidade das suas relações. È um processo de socialização dialógica e dialética, constitui-se, portanto, na interação. Sendo uma construção sócio-cultural e histórica, o currículo nutre-se da sua irremediável natureza mutável. O currículo possibilita a formação: técnica-construção/apreensão de conteúdo/saberes; ética-âmbito dos valores; política-campo das opções, dos interesses e luta do poder nas suas diversas manifestações.”
O uso das tecnologias veiculado ao currículo traz contribuições significativas à aprendizagem, quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
Dessa forma a integração entre tecnologias e currículo transforma a escola e a sala de aula em um espaço de experiência, de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivencia democrática.
O desafio mais complexo está na criação de um modelo educacional, flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares metodologias e estratégias do professor que leve em conta as contribuições das tecnologias disponíveis para o alcance dos objetivos; considere a articulação as características da tecnologia digital de busca, seleção, articulação e produção de novos conhecimentos.
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno; ter clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno; criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Outro aspecto importante é propiciar o estabelecimento de relações interpessoais entre os alunos e respectivas dinâmicas sociais, valores e crenças próprias do contexto em que vivem.
É fundamental enfatizar que quando conteúdo e tecnologia se encontram favorecem ao aluno novas formas de expressar o pensamento, organizar e produzir conhecimento.

Referencia
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas crenças humanas e na educação. Salvador: EDUFBA,2000.

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