terça-feira, 9 de novembro de 2010


PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS.

O ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca antes. O computador trouxe uma série de novidades, de fazer mais rápido mais fácil. Mas durante anos contínuo sendo utilizado mais como uma ferramenta de apoio ao professor e aluno. As atividades principais ainda estavam focadas na fala do professor e na relação com os textos escritos. As tecnologias eram utilizadas mais para ilustrar o conteúdo do professor do que para criar novos desafios didáticos.
Hoje, com a Internet e as redes de comunicação em tempo real, surgem novos espaços importantes para o processo de ensino aprendizagem, que modificam e ampliam o que fazíamos na sala de aula.
Precisa-se repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender juntos ou separados.
Com a internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização das aulas e o professor precisa aprender a gerenciar as atividades a distancia, visitas ao laboratório para pesquisa etc e tudo isso fazendo parte da carga horária da disciplina, flexibilizando o tempo de estada em aula e incrementando outros espaços e tempos de aprendizagem.
No ambiente de aprendizagem informatizado é essencial incentivar o aluno para que possa construir o conhecimento através de exploração, reflexão e descoberta que favoreça a integração em rede entre diferentes formas e conteúdos de conhecimento desconsideram as barreiras entre as disciplinas e propicia relações de parceria e reciprocidade que caracterizam uma perspectiva interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário