terça-feira, 9 de novembro de 2010


Modalidade/ Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental
Linguagem oral e escrita
Práticas de escrita ,Falar e escutar

Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula.
Ouvir história com atenção;
Reconhecer as partes de uma formiga;
Identificar dentre os diferentes tipos de formigas as função da formiga cortadeira;
Fazer registro através de desenhos das experiências vivenciadas;
Proporcionar ao aluno o uso das novas tecnologias facilitando o acesso às informações e produção de seu próprio conhecimento;
Estimular a prática da pesquisa científica na escola;
Observar as partes de uma formiga através do microscópio.

Duração das atividades

Aproximadamente 2h: 40min. : 4 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.

Com um cartaz, contendo o desenho de uma formiga, foram feito questões aos alunos sobre as formigas, para verificar os conhecimentos dos alunos sobre a vida das formigas.

Estratégias e recursos da aula:

1ª aula

Vocês conhecem as formigas? Como são elas?
Quais as funções das formigas na natureza?

Contar a 1ª e 2ª parte do livro “A vida das formigas”;
Ilustrar a parte que fala: pequenos, mais importantes;
Fazer com os alunos a brincadeira da corrida das formigas em busca da comida.



CORRIDA DAS FORMIGAS EM BUSCA DE COMIDA

Modo de brincar:
Divida a turma em dois grupos e forme duas fileiras.
Utilize folhas de árvores caídas no chão ou recorte o formato de folhas no papel fantasia verde.
Coloque as folhas dentro de uma caixa de sapato diante de cada fila. Atenção, o número de folhas deve ser equivalente ao número de crianças de cada fileira.
Cada fileira deve ter, também, uma caixa de sapatos vazia para que as crianças peguem as folhas e as coloquem dentro.
O primeiro jogador de cada fileira recebe a caixa para buscar a comida (folhas). A primeira criança deve correr até a caixa onde se encontra as folhas, pega uma, colar dentro da caixa e voltar correndo, carregando a caixa na cabeça, e entregar ao segundo da fileira. Este também deverá correr, pegar outra folha, proceder a mesma forma e entregar ao terceiro. A brincadeira continua até que todos tenham participado.
A se a caixa cair, a criança deve parar e pegar as folhas que se espalharam e só depois poderá continuar.
Ganha a fileira que ganhar primeiro.
No final da brincadeira, cada caixa deve conter o número de folhas equivalentes ao de jogadores da fileira.

2ª aula

Como é a formiga?
Como é o nascimento das formigas?

Cantar a música da “formiguinha subiu no meu pé” com a turma.

Formiguinha
(melodia de cantiga de roda)

Fui no mercado comprar café veio a formiguinha e subiu no meu pé.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar batata -roxa veio a formiguinha e subiu na minha coxa..
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar limão veio a formiguinha e subiu na minha mão.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar palha de aço veio a formiguinha e subiu no meu braço.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar osso veio a formiguinha e subiu no meu pescoço.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar giz veio a formiguinha e subiu no meu nariz.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar caneta veio a formiguinha e subiu na minha cabeça.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar jerimum veio a formiguinha e subiu no meu bumbum.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.


Contar a parte da história do livro “Ávida das formigas” páginas 10 e 11;
Em roda, ou seja, os alunos assentados em círculos no chão, conversar com os alunos sobre as partes do corpo das formigas;
Pedir os alunos para desenhos uma formigas grande com: olhos, antenas, pernas, pelos e mandíbulas.


3ª aula

O que é uma colônia?
Como é a formação da colônia?
Como vivem as formigas na colônia?

Continuar fazendo a leitura do livro “A vida das formigas” páginas 14 a 17. Formação da colônia.
Levar o desenho de uma formiga para os alunos cobrirem com papel crepom.
Formar frases oralmente sobre o desenho da formiga.
Levar os alunos a assistir um DVD da TVescola volume II de ciências de nº 22 “Formigas e detergente”, em seguida fazer interpretação oral sobre os mesmos.
Em circulo revisar com os alunos todo o conteúdo estudado nas aulas anteriores sobre as formigas.

4ª aula

Como é feita a comunicação entre as formigas?
Quais as espécies de formigas?
Como são conhecidas?
O que é um sauveiro?

Terminar a leitura do livro “A vida das formigas”.
Conversar com os alunos sobre as formigas cortadeira.
Levar os alunos para observarem no microscópio uma formiga.
Fazer registro através de desenhos, o que eles observaram da formiga por meio do microscópio.


Recursos utilizados:

Livro infantil, DVD da TVescola, cartaz, microscópio, TV, aparelho de DVD, formiga.


Avaliação


A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais e em grupos. Essa verificação poderá ser feita oralmente. Além disso, a participação, o envolvimento da turma na realização de cada atividade também deve ser avaliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário